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10 mandamentos em hebraico

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por portaldohebraico
em 22/06/2025

Os 10 Mandamentos em hebraico, conhecidos como Aseret ha’Dibrot (עֲשֶׂרֶת הַדִּבְּרוֹת), que significa “As Dez Palavras” ou “Dez Ditos”, são a base da lei moral e ética do judaísmo e do cristianismo.

Recebidos por Moisés no Monte Sinai, eles representam um pacto fundamental entre Deus e a humanidade, delineando princípios eternos para uma vida justa e um relacionamento correto com o Criador e com o próximo.

Compreender os 10 Mandamentos em hebraico permite uma imersão mais profunda em seu significado original e nas nuances que moldaram séculos de pensamento religioso.

Este artigo explorará os 10 Mandamentos em hebraico, analisando cada um deles com foco nos termos originais e em seu contexto bíblico e cultural.

Abordaremos a estrutura, o propósito e a relevância contínua dessas divinas “Dez Palavras“. Ao final, você terá uma perspectiva mais rica e inspiradora sobre os 10 Mandamentos em hebraico e sua profunda influência na fé e na conduta humana.

Os Nomes Divinos e o Prefácio dos 10 Mandamentos em Hebraico

Antes de adentrarmos nos mandamentos propriamente ditos, é crucial notar o prefácio que os precede, que estabelece a autoridade divina por trás dessas palavras. Êxodo 20:2 começa: “Eu sou o Senhor teu Deus (Yahweh Eloheicha), que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”

Aqui, são usados ​​dois nomes centrais para Deus: Yahweh (יהוה), o nome pessoal e pactual de Deus, que evoca Sua fidelidade e existência eterna ; e Elohim (אֱלֹהִים), o nome plural de majestade que denota poder criativo e soberania universal .

A combinação “Senhor teu Deus” (Yahweh Eloheicha) enfatiza a relação pessoal e a autoridade suprema d’Aquele que está proferindo os mandamentos.

O prefácio também lembra a redenção de Israel da escravidão no Egito. Essa introdução não é meramente formal; ela fundamenta a obediência não em um código legal arbitrário, mas na gratidão pela libertação divina.

Os 10 Mandamentos em hebraico são, portanto, uma resposta de amor e gratidão por um Deus que já demonstrou Sua fidelidade e poder em salvar Seu povo.

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10 mandamentos em hebraico: O Primeiro Mandamento: Não Terás Outros Deuses

O primeiro dos 10 mandamentos em hebraico é a base de toda a fé monoteísta: “Não terás outros deuses diante de mim” ( Lo yihiyeh lekha elohim acherim al panai ).

Esta não é apenas uma proibição de adoração a outros deuses, mas uma afirmação da unicidade e exclusividade de Deus. A frase “diante de Mim” (al panai) sugere que nenhum outro deus deve existir na presença ou à vista de Deus, implicando que a atenção e lealdade de Israel devem ser totalmente e unicamente d’Ele.

Este mandamento estabelece o monoteísmo como a pedra angular da fé. Em um mundo antigo repleto de politeísmo e idolatria, essa declaração era revolucionária.

Ela exigia uma lealdade indivisa a Yahweh, o único Deus verdadeiro. Para os 10 Mandamentos em hebraico, este princípio é o ponto de partida para toda a moralidade e adoração subsequente.

Dez mandamentos em Hebraico transliterado

O Segundo Mandamento: Não Farás Imagens de Escultura

O segundo dos 10 Mandamentos em hebraico proíbe a idolatria: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma dela… Não te prostrarás diante delas, nem as servirás – Lo ta’aseh lekha fesel vekhol temunah… Lo tishtachavesh lahem velo ta’avdem ).

Este mandamento complementa o primeiro, explicando como a adoração a outros deuses é frequentemente manifestada – através de ídolos e imagens.

A proibição não é apenas contra a criação de imagens, mas contra a adoração (tishtachaveh, inclinar-se em reverência) e o serviço (ta’avdem, servir/adorar) a elas. A proibição é abrangente, cobrindo qualquer forma de representação do divino.

A ênfase é na natureza imaterial e transcendente de Deus, que não pode ser contida ou definida por qualquer forma criada.

Para os 10 Mandamentos em hebraico, esta proibição assegura que a adoração seja dirigida apenas ao Deus invisível e verdadeiro, protegendo o povo da degeneração espiritual e da limitação do divino a objetos feitos por mãos humanas.

Quais são os 10 mandamentos hebraicos

O Terceiro Mandamento: Não Tomarás o Nome do Senhor em Vão

O terceiro dos 10 Mandamentos em hebraico trata da santidade do nome de Deus: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu nome em vão” (לֹא תִשָּׂא אֶת שֵׁם יְהוָה אֱלֹהֶיךָ לַשָּׁוְא – Lo tissa et Shem Yahweh Eloheicha lashav ). A palavra lashav (לַשָּׁוְא) significa “em vão”, “para a falsidade”, “para a futilidade” ou “para a mentira”.

Este mandamento vai além de proibir blasfêmias ou juramentos falsos. Ele se refere a usar o nome de Deus de forma vazia, irreverente, sem propósito ou de maneira que diminua Sua santidade. Isso pode incluir invocar o nome de Deus em juramentos triviais, em promessas não cumpridas ou para justificar ações injustas.

O nome de Deus representa Seu caráter e Sua presença. Usá-lo lashav é desonrar esse caráter e desvalorizar a relação com Ele.

A gravidade da advertência (“o Senhor não terá por inocente”) sublinha a seriedade com que Deus considera a reverência ao Seu nome. Nos 10 Mandamentos em hebraico , este preceito nos chama a uma reverência profunda pela identidade divina e a viver de forma consistente com a santidade do Seu nome .

O Quarto Mandamento: Lembra-te do Dia do Sábado, Para o Santificar

O quarto dos 10 Mandamentos em hebraico estabelece o Shabat (שַׁבָּת), o dia de descanso: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra” (זָכוֹר אֶת יוֹם הַשַּׁבָּת לְקַדְּשׁוֹ… – Zakhor et Yom haShabbat lekaddesho… ). A palavra Shabat deriva da raiz שָׁבַת ( shavat ), que significa “descansar”, “cessar” ou “parar”.

Este mandamento tem uma dupla motivação: no livro de Êxodo, ele se baseia no descanso de Deus após a criação (Gênesis 2:2-3); em Deuteronômio, a motivação é a libertação da escravidão no Egito, lembrando que Israel também foi liberto para poder descansar.

O Shabat não é apenas uma proibição de trabalho, mas um mandamento positivo para santificar o dia (lekaddesho, torná-lo santo), dedicando-o a Deus e ao descanso.

Ele oferece um ritmo divino para a vida, garantindo tempo para a adoração, a família e a restauração. A observância do Shabat é um sinal da aliança entre Deus e Israel (Êxodo 31:13).

Para os 10 Mandamentos em hebraico, o Shabat é um lembrete da soberania de Deus sobre o tempo e um convite a confiar em Sua provisão, parando de lado a preocupação e o trabalho.

O Quinto Mandamento: Honra Teu Pai e Tua Mãe

O quinto dos 10 Mandamentos em hebraico é a ponte entre as obrigações para com Deus e as obrigações para com os outros: “Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias sejam longos na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Kabbêd et avikha v’et immekha lema’an ya’arikun yameykha al ha’adamah asher Yahweh Eloheicha noten lakh ) .

A palavra kabbêd (כַּבֵּד) significa “honrar”, que literalmente pode ser traduzido como “tornar pesado” ou “dar peso”, denotando respeito, dignidade e cuidado.

Este é o primeiro mandamento com uma promessa explícita (“para que os teus dias se prolonguem”). Honrar os pais envolve respeito , obediência (na infância), cuidado (na velhice) e estima .

É a base da ordem social e da transmissão de valores de uma geração para a outra. A família é a primeira instituição divina, e o respeito pelos pais é fundamental para a estabilidade da sociedade.

Para os 10 Mandamentos em hebraico, honrar os pais é um reflexo do respeito a Deus, a fonte última de toda autoridade. Esse mandamento ensina a gratidão por aqueles que nos deram vida e cuidado, e estabelece um princípio de ordem que garante a continuidade da vida e da bênção na terra.

O Sexto Mandamento: Não Matarás

O sexto dos 10 Mandamentos em hebraico é uma proibição fundamental contra a violência: “Não matarás” (לֹא תִרְצָח – Lo tirtzach). A palavra tirtzach (תִרְצָח) refere-se especificamente a assassinato premeditado ou homicídio ilegal, e não necessariamente a toda forma de tirar uma vida (como em guerra ou autodefesa, que usariam outros termos hebraicos).

Este mandamento sublinha o valor sagrado da vida humana, que é criada à imagem de Deus (Gênesis 1:27). A vida é um dom divino, e somente Deus tem o direito de tirá-la. A proibição do assassinato é a base para a coexistência pacífica e para a proteção da sociedade.

Para os 10 Mandamentos em hebraico, este preceito estabelece um limite claro para a ação humana, reconhecendo a dignidade inerente a cada indivíduo. É um convite à preservação da vida, à não violência e ao respeito mútuo entre as pessoas.

O Sétimo Mandamento: Não Adulterarás

O sétimo dos 10 Mandamentos em hebraico protege a santidade do casamento : “Não adulterarás” (לֹא תִנְאָף – Lo tina’af ). O termo tina’af (תִנְאָף) refere-se especificamente ao adultério , quebrando a fidelidade conjugal .

Este mandamento defende a instituição do casamento como um pacto sagrado entre um homem e uma mulher, refletindo a aliança de Deus com Seu povo.

A fidelidade sexual é vista como essencial para a estabilidade familiar e a saúde da sociedade . O adultério é uma traição que destrói a confiança , a intimidade e a estrutura da família .

Para os 10 Mandamentos em hebraico, a proibição do adultério é um chamado à pureza sexual, à honra dos laços matrimoniais e à manutenção da integridade dentro da comunidade. Ele protege os indivíduos e a família de um dos maiores desestabilizadores sociais.

O Oitavo Mandamento: Não Furtarás

O oitavo dos 10 Mandamentos em hebraico aborda propriedade e integridade : “Não furtarás” (לֹא תִגְנֹב – Lo tignov ). A palavra tignov (תִגְנֹב) refere-se ao roubo , seja ele de bens materiais, pessoas (sequestro) ou reputação.

Este mandamento estabelece o direito à propriedade privada e a importância da honestidade nas transações. O roubo é um ato de injustiça que desrespeita o trabalho e a posse do próximo.

A proibição vai além de simplesmente pegar o que não é seu; ela se estende a práticas comerciais desonestas e a qualquer forma de apropriação indevida.

Para os 10 Mandamentos em hebraico, o mandamento de não furtar promove a justiça econômica, a confiança mútua e a segurança na comunidade.

Ele sublinha a importância de respeitar os limites e de viver com integridade em todas as interações financeiras e sociais.

O Nono Mandamento: Não Dirás Falso Testemunho

O nono dos 10 Mandamentos em hebraico protege a verdade e a justiça no sistema legal e nas relações sociais: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (לֹא תַעֲנֶה בְרֵעֲךָ עֵד שָׁקֶר – Lo ta’aneh v’re’akha ed shaqer ). A palavra shaqer (שָׁקֶר) significa “mentira”, “falsidade”, “engano”.

Este mandamento proíbe a perversão da justiça através de mentiras em tribunais, mas também se estende a calúnias, difamações e disseminação de falsidades que prejudicam a reputação do próximo. A verdade é essencial para a justiça e para a confiança na comunidade.

Para os 10 Mandamentos em hebraico, este preceito enfatiza a responsabilidade da palavra e o poder do discurso para construir ou destruir.

Ele nos chama a ser guardiões da verdade e a usar nossa voz para promover a justiça e a integridade, não o engano ou a destruição da reputação alheia.

O Décimo Mandamento: Não Cobiçarás

O décimo e último dos 10 Mandamentos em hebraico é único por focar na intenção e no desejo interior, e não apenas na ação externa: “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo” (לֹא תַחְמֹד בֵּית רֵעֶךָ לֹא תַחְמֹד אֵשֶׁת רֵעֶךָ וְעַבְדּוֹ וַאֲמָתוֹ וְשׁוֹרוֹ וַחֲמֹרוֹ וְכֹל אֲשֶׁר לְרֵעֶךָ – Lo tachmod beit re’ekha… v’khol asher l’re’ekha ). A palavra tachmod (תַחְמֹד) significa “cobiçar”, “desejar ardentemente” ou “apetecer”.

Este mandamento vai à raiz de muitos outros pecados, pois a cobiça é frequentemente a motivação por trás do roubo , do adultério e de outras transgressões.

Ele expõe a inclinação do coração humano para desejar o que pertence a outro, desafiando a satisfação com a própria porção.

Para os 10 Mandamentos em hebraico, este preceito nos convida a uma autoanálise profunda e a um contentamento interior.

Ele mostra que a moralidade divina não se limita a atos visíveis, mas se estende aos pensamentos e desejos do coração. É um chamado à pureza de intenções e a uma atitude de gratidão pelo que se possui.

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Conclusão dos 10 mandamentos em hebraico

A exploração dos 10 Mandamentos em hebraico revelou um código divino de conduta que é ao mesmo tempo profundo e prático .

Desde a afirmação da soberania exclusiva de Deus e a proibição da idolatria, passando pela santidade do nome divino e do Shabat, até as bases das relações humanashonra aos pais, respeito à vida, ao casamento, à propriedade, à verdade e à pureza interior –, essas “Dez Palavras” continuam a ser um farol moral para bilhões de pessoas.

Compreender os 10 Mandamentos em hebraico nos permite não apenas conhecer a lei, mas também a mente e o coração de Deus ao estabelecê-la. Eles são um testemunho de Seu amor e desejo de uma vida plena para a humanidade, baseada na retidão e na harmonia.

Que essa imersão nos 10 Mandamentos em hebraico inspire você a uma obediência mais profunda e a uma apreciação renovada pela sabedoria divina. Qual desses mandamentos ressoa mais fortemente com você hoje?

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